09 agosto, 2010

Núcleo Docente Estruturante (Grupo de trabalho)

Reunião 09/08 (9h-12h) - Discussão do PPC de Filosofia - Conforme foi decidido na última reunião do colegiado, hoje (dia 08 de agosto), às nove horas da manhã, na sala do LEF, houve a primeira reunião do NDE (Núcleo Docente Estruturante). Na mesma estiveram presentes os professores: Ivânio, Camila, Cícero, Valdetônio, Francisco José, Roberto e eu (Hugo). Começamos a ler a redação do PPC referente ao Curso de Bacharelado, que outrora eu enviei para os seus e-mail’s. Durante a leitura fomos discutindo a redação do texto tentando encontrar os termos e expressões que melhor definissem aquilo que temos em mente (como Colegiado) em relação ao caráter do nosso curso, tomando como base as diretrizes do MEC. A reunião foi bastante produtiva e objetiva, pontuamos alguns parágrafos, que estão em rubro no arquivo anexo que envio, seguidos com a reformulação que foi sugerida. Na próxima reunião esperamos que surjam sugestões de redação entre aqueles que estavam presentes na reunião, como também dos outros professores que se interessarem em fazer emendas.



Conseguimos avançar até o início do texto que fala sobre a organização curricular. Terminamos a reunião com a análise das duas propostas de estrutura curricular até então existentes (a de Cícero e a de Roberto). Os referidos professores justificaram-nas de forma breve e, após algumas reflexões sobre elas, encerramos a reunião.
É importante nos atentarmos para o fato de que as primeiras reuniões têm caráter de discussão, análise, reflexão, ou seja, é o momento de levantar propostas, de discutir, analisar, discordar, concordar, argumentar, contra-argumentar etc. Haverá o momento no qual deliberaremos através do voto. É interessante que quem tiver propostas, argumentos e/ou contra-argumentos a serem apresentados possam estar nas reuniões e apresentá-las, pois no momento que chegarmos nas deliberações iremos votar de forma objetiva, uma vez que com certeza toda uma longa, intensa e profunda discussão já terá ocorrido.
 Prof.Hugo
24 de agosto
Caríssimos, tivemos a segunda reunião do NDE no último dia 24 de agosto às 9 e 30 da manhã e contamos com a presença de quase todos os professores que compõem o núcleo. Nela demos continuidade à revisão do projeto do curso de bacharelado, sugerindo as emendas e discutindo pontos específicos da integralização curricular em relação às disciplinas livres, científicas e também ao TCC. Relembro que algumas questões foram por nós discutidas e ficaram em aberto devido a algumas consultas que precisavam ser feitas junto à Pró-Reitoria de Graduação e também nas diretrizes curriculares.
17 de novembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário